Relais & Chateaux
ParaPreservar

Cuidar do seu paraíso é o pilar fundamental do Txai, desde o dia da sua criação.

PROJETOS
SOCIAIS

O PLANTIO DA MUDANÇA


Desenvolvimento comunitário
Semeando o desenvolvimento da comunidade

Por um propósito que valoriza a terra e respeita a sua gente, o Instituto Companheiros do Txai (ICT) nasce em 2001 com o foco no desenvolvimento sustentável da região. Diante da criação da APA - Área de Proteção Ambiental, na qual o hotel está inserido, as famílias das comunidades ao redor se viram impedidas de seguir com a extração de madeira, ainda sob os impactos da crise na produção cacaueira que representava a principal atividade de toda a Costa do Cacau.

A ideia de um instituto, que equilibra o desenvolvimento econômico da comunidade através de ações sustentáveis, tornou-se o pilar essencial de atuação do Txai.

Hoje, o ICT fornece estrutura básica e capacitação técnica para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, além do acompanhamento. São 23 famílias sob a tutela do instituto e mais de 150 famílias de pequenos agricultores que já foram beneficiadas. Os insumos orgânicos desses produtores abastecem o hotel e são vendidos na feira de Itacaré a outros hotéis e restaurantes. O instituto também repassa um recurso mensal de meio salário mínimo, chamado CSA (Compensação por Serviço Ambiental), para que os agricultores participantes do projeto tenham a garantia da segurança alimentar das famílias.

TxaiTaruga
Lugar de tartaruga é no mar

A areia da praia de Itacarezinho é o berço escolhido pelas tartarugas no ciclo mais importante de suas vidas. Para proteger estes habitantes que ainda são ameaçados de extinção, nasceu o projeto Txaitaruga, desenvolvido em parceria com a universidade UESC-BA. O monitoramento dos ninhos acontece durante todo o ano, ganhando reforço entre setembro e março, no período reprodutivo. São espécies como Tartaruga Oliva, Tartaruga de Pente, Cabeçuda e Tartaruga verde, das quais, tanto os hóspedes como as pessoas da comunidade, podem adotar o ninho e serem ativos na luta por sua preservação.

Quem entra nesse movimento, recebe o certificado de adoção, informações sobre o desenvolvimento dos ovos, o nascimento e fotos do filhote, além da imensurável alegria por fazer parte de um projeto que já cuidou da sobrevivência de mais de 120 mil tartaruguinhas. Se você quiser vestir a camisa do TxaiTaruga e acompanhar a rotina de monitoramento dos ninhos na praia, será muito bem-vindo.

Txai Consciente
É nosso papel promover a mudança

Naturalmente, o hotel encarna o espírito ecológico em todas as dimensões da sua operação, tendo o Programa de Gerenciamento de Resíduos sólidos (PGRS) para controle de todos os procedimentos internos de manutenção de sua infraestrutura: desde o tratamento de água e esgoto, o descarte de resíduos, até os processos de reciclagem e compostagem. Para manter o cuidado na geração do menor impacto ao meio ambiente, o ICT aborda questões da Área de Proteção Ambiental e preservação da biodiversidade por meio de treinamentos sobre sensibilização, conscientização e educação ambiental, ministrados aos colaboradores do Txai. Mas a missão por uma conscientização sócio-ambiental não se encerra dentro do hotel. Trabalhando com o turismo de base comunitária, realizam-se passeios que sensibilizam o hóspede para um envolvimento em prol da região. O tour Txai Consciente mostra as ações desenvolvidas no hotel enquanto o rápido passeio pela reserva, para conhecer as espécies nativas preservadas e os projetos do Instituto Companheiros do Txai, encantam os visitantes de todas as idades.

Nosso futuro
Por uma nova geração consciente do valor da natureza

O Txai, por meio do ICT, desenvolve e apoia ações para instruir a comunidade e despertar o interesse e o cuidado por todas as riquezas naturais da região. Aulas e palestras promovem boas práticas socioambientais nas escolas públicas de Itacaré e Serra Grande. Vivências das crianças no projeto Txaitaruga e em visitas à reserva para aprender a nomear a fauna e a flora e local, são esforços que fazem o ICT se aproximar cada vez mais da comunidade e propagar conhecimento às novas gerações.

Quanto mais conhecemos, mais valorizamos e preservamos essa natureza, fonte essencial e, se bem cuidada, inesgotável para a geração de renda da comunidade, conservação das nossas florestas e garantia de boa qualidade de vida.